Detran AL – Tudo Sobre Multas, IPVA e Licenciamento!

Detran ALO departamento de trânsito do Alagoas, ou Detran AL, oferece vários tipos de serviços para facilitar a sua vida e o atendimento. Para ter acesso a esses serviços você pode ir até uma unidade de atendimento ou entrar no site oficial, o que torna esse processo mais fácil e cômodo.

A última opção é a melhor, pois você pode solucionar seus problemas sem sair de casa, somente tendo acesso à internet. No site você encontrará respostas para as suas dúvidas e informações gerais e especificas sobre multas, IPVA e sobre o licenciamento.

Verificar Multas

Uma das exigências para conseguir o licenciamento do seu veículo é o pagamento das multas, portanto lembre-se de verificar se você possui alguma e pagá-las, caso as tenha. Se você tiver alguma multa cadastrada você poderá consulta-la pelo site.

Para acessar essas multas, basta entrar no site oficial do Detran AL. Na tela inicial do site, você verá uma tabela cinza, entre na aba ‘infrações’ para ver as multas do veículo. Lembrando que para você obter as informações que deseja, precisa ter a placa do carro e o número do RENAVAM, que estão no documento do veículo.

Consultar Pagamento do IPVA e RENAVAM

O pagamento do imposto sobre a propriedade de veículos automotores, também é um dos requisitos para conseguir o licenciamento, e tem datas variadas, de acordo com o último número da placa de cada carro. O IPVA pode ser parcelado, no entanto, quem pagar à vista ganha desconto.

Basta entrar no site, acessar a aba ‘veículo’, e depois ir em IPVA e acessar com seus dados e seu RENAVAM para obter as informações necessárias a respeito do imposto a ser pago.  O Detran AL, fornece no site uma tabela com as datas de pagamentos, e a possibilidade de consultar e emitir a guia de pagamento. Saiba mais sobre o IPVA aqui!

Detran AL IPVA

Licenciamento Anual

Além das multas, IPVA e o DPVAT, o licenciamento também deve estar em dia. Ele é um procedimento obrigatório e que deve ser feito todo ano. Este procedimento atestará se o veículo está ou não em condições viáveis de transitar. Por isso, deve corresponder as normas de segurança do setor automotivo.

Essa taxa também deve ser paga, e se caso passar do prazo de vencimento, poderá ser emitida outra guia pelo site do Detran AL. Lembre-se de que o veículo não licenciado poderá ser apreendido e o condutor ainda deverá pagar multas.

Telefone

Para contatar o Detran AL, você poderá acessar pelo site o serviço de atendimento, além de verificar as unidades físicas de atendimento mais próxima de você. Outro meio de entrar em contato, é se dirigindo diretamente ao endereço do departamento de trânsito de Alagoas na avenida Menino Marcelo, 99, ou pelo telefone 24 horas 0800-082-0194.

Caso você se localize até uma unidade do Detran, lá existem funcionários capacitados para tirar todas as suas dúvidas referentes às documentações necessárias e a questão de multas. Também, é importante ressaltar a questão do simulado das provas do Detran,

Simulado de Provas

Aos motoristas ingressantes agora, é de suma importância que fiquem ligado nos simulados disponibilizados da prova do Detran. O percentual de acertos da prova é de 70% e compreende assuntos vistos nas aulas teóricas envolvendo a questão do automóvel e leis de trânsito.

Lembrando que o próprio site do Detran AL disponibiliza um compilado com provas antigas para que o futuro motorista consiga estudar e se preparar para o exame teórico. O conteúdo básico da prova teórica compreende os assuntos de:

  • O processo de habilitação como um todo;
  • Meio ambiente e cidadania, o modo que o motorista é inserido no trânsito;
  • Circulação e conduta do motorista consciente;
  • Noções de mecânica básica;
  • Primeiros socorros básicos;
  • Direção defensiva, a fim de dirigir sempre de forma consciente;
  • Infrações e penalidades, parte muito importante da prova, contempla as leis de trânsito;
  • Sinalização de Trânsito, também muito importante, compreende as placas e demais sinalizações.

Sobre as Greves

Durante um bom período do ano de 2017 e também do ano de 2018, houveram momentos de tensão entre os departamentos e o governo estadual, por conta das finanças, que como se sabe, estão a nível federal bem complicadas.

Por essa razão, o dinheiro está faltante e há grandes desprendimentos que causaram graves e manifestações pedindo um posicionamento do governo estadual para melhorar o salário dos funcionários do Detran do Alagoas. Dessa forma, o público em geral deve entender as reivindicações do pessoal que trabalha no Detran.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.264 votos, média: 4,90 de 5)
Loading...

11 Comments

  1. Alin Manhães
  2. Frederico da Mata
  3. Carlos Dorneles
  4. Marina Simões
  5. Esther Aleixo
  6. Victor Alegre
  7. Ana Brenda Pimentel
  8. Manuela Pimenta
  9. Davi Luiz Álvares
  10. Marcos Malheiros
  11. Heloísa Jaques

Leave a Reply