Detran DF – Tudo Sobre o IPVA e os valores das Multas

A cada mês 5 mil veículos entram em circulação, existindo 2,3 veículos para cada habitante no Distrito Federal, conforme o Detran DF. Por ser uma demanda muito grande, os condutores precisam estar atento a todas as informações, taxas e datas corretas para efetuar os pagamentos dos impostos dos veículos em circulação.

Por tanto, existem alguns aspectos que devem ser considerados. Para facilitar que essas informações cheguem aos condutores, e já que estamos na era da tecnologia, o departamento de trânsito do Distrito Federal, ou Detran DF, possui um site oficial com todas as respostas necessárias sobre IPVA, multas, DPVAT e para consultas da CNH.

Sobre o IPVA

O imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA), é obrigatório e deve ser pago anualmente. Ele é um dos requisitos para se conseguir o licenciamento, caso não seja pago o condutor não consegue retirar a licença atestando a boa condição do veículo para transitar em vias públicas.Detran DF

O site do Detran DF, é de fácil acesso, e localizar as informações necessárias também. Para consultar o IPVA, basta entrar no site, e na página inicial o condutor já encontrará as abas para consultas. Caso não as localize, o site ainda disponibiliza da aba de ‘pesquisa’, é só colocar IPVA e o site te mostrará todas as informações relacionadas.

Valores de Multa

Na venda e compra de carros, muitos condutores não têm acesso a informações a respeito das multas dos veículos. Por isso, o Detran DF disponibiliza em seu site o serviço para consulta de multas e taxas.

Para acessar as multas, basta entrar no site, ir na aba ‘serviços’, e depois em ‘multas’. Lá, o condutor, além de achar informações referente a legislação quanto a defesa prévia, o andamento do processo, 2ª via de multas e detrandife.

Detran DF Multa

Segurança e DPVAT

O DPVAT, Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres, é o seguro obrigatório, pago anualmente junto com o IPVA. Estar em dia com o DPVAT é muito importante, é o que garante a indenização em caso de acidente com morte e invalidez permanente, além do reembolso das despesas médicas e hospitalares.

Para consultar o DPVAT, basta ir em uma unidade de atendimento do Detran DF, ou acessar o site. Ao entrar no site, basta ir na aba ‘serviços’, depois ‘veículos’, e então ‘consultar veículos’. Nessa página, além do DPVAT, o condutor também terá outras informações como alteração de características, financiamento, multas, placas e transferências.

Como Efetuar Consulta CNH

No site do Detran DF, o condutor tem acesso a todo tipo de serviços e informações referente a sua habilitação (CNH), como: categorias, como obter a CNH, passos a serem seguidos, troca da permissão nacional de habilitação, renovação, 2ª via e a pontuação.

Para ter acesso a esses serviços o condutor só precisa acessar o site, e na página inicial encontrará a categoria ‘condutor’, que deverá ter em mãos a documentação necessária para realizar a consulta. Documentos como: CPF, RG, data de nascimento e número do protocolo, quase esteja fazendo a primeira habilitação.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2.976 votos, média: 4,70 de 5)
Loading...

2 Comments

  1. Bryan Carrasco
  2. Roberto Leitão

Leave a Reply