Detran ES – Multas, CNH, Simulado Para Prova!

Olá pessoal, hoje vou falar sobre a habilitação gratuita que o estado do Espirito Santo disponibiliza. Fiz esse artigo para tirar dúvidas e informar vocês desse benefício incrível que é iniciativa do governo do estado do Espirito Santo, juntamente com o Detran ES.

O Departamento de Transito do Espírito Santo (Detran ES) juntamente com o Governo do estado, criou o Programa Habilitação Gratuita 2018 onde é oferecido capacitação e formação gratuita para CNH. Dessa forma, o serviço possibilita as pessoas de baixa renda o acesso a Habilitação.

Multas Para os Condutores

O programa foi criado pelo Governo Federal em 2011 com a intenção de ser um programa de inclusão a pessoas de baixa renda. Principalmente de ajudar as pessoas que estão procurando empregos que exigem a apresentação de uma CNH.

O Programa é pra você que tem baixa renda, que deseja adicionar outras categorias e pra você que mora em todo o estado do Espirito Santo. As vagas são destinadas para as categorias A e B, para quem deseja acrescentar categorias A ou B e até mesmo para mudança de categorias C e D. Estão distribuídas da seguinte forma: 40% das vagas para Vitória e os outros 60%para o interior do estado.

Detalhes Sobre a CNH

Você deve acessar o site do Detran ES e preencher o cadastro. Para isso você precisa dos seguintes documentos: CPF, RG e CLT. Depois disso é só escolher a categoria desejada. Depois é só aguardar as datas das próximas etapas. No site oficial do Detran ES você fica por dentro de tudo isso.

A primeira habilitação é um processo que deve ser levado à sério pelo futuro condutor. Uma vez que, atrás do volante, ele não é mais um pedestre. E, esse tipo de liberdade, pode confundir a cabeça. Os condições e documentos necessários para obter a CNH, são:

  • Ter 18 anos ou mais;
  • Saber ler e escrever;
  • Apresentar documento com foto atualizado (Identidade ou Carteira de Trabalho);
  • Cadastro de Pessoa Única, CPF;
  • Apresentar Comprovante de Residência e Cópia. 

Por esse motivo, existe a CNH PpD, Permissão para Dirigir, que, no período de 1 ano, o condutor fica na “provisória”. Sendo que, nesse períoso, o motorista fica sujeito a leis mais severas, caso seja autuado e multado. Se o condutor não sofrer multas nesse período, vai estar apto a solicitar sua CNH definitiva. 

CNH Digital

Entre os processos que são frequentemente viabilizados pelo estado e os projetos que o governo habilita para manter as ruas e as estradas seguras e em boas condições para os cidadãos, está a modernização do setor que e responsável pelo controle de veículos e pela habilitação de novos motoristas.

A novidade mais recente que já tem passado pelo setor eleitoral com a modernização tecnológica do título de eleitor que está disponível é a CNH digital, que está disponível de acordo com as informações dispostas no site oficial do Detran do Espírito Santo.

Saiba Mais Sobre o Simulado

Para participar do Programa Habilitação Gratuita e se inscrever no site, você precisa ter mais de 18 anos, possuir renda menor ou igual a 3 salários mínimos por pessoa residente na sua casa, estar cursando o ensino médio ou já ter concluído, ambos em escolas públicas.

Também, estar desempregado a mais de um ano ou não possuir nenhum tipo de registro na carteira de trabalho, ter algum tipo de benefícios em programas de renda ou/e ser portador de alguma necessidade especial. Ex detentos e pequenos agricultores que tenham renda bruta de até 2 salários mínimos também pode participar do projeto.

Espero que tenham ajudado vocês leitores do ES. Para saber mais, acesse o site oficial do Detran ES e aproveite todos os benefícios. Abraço e até a próxima.

Conheça Mais Sobre o Licenciamento 

É imprescindível a apresentação desse quando solicitado por vários motivos, principalmente, para provar sua regularidade com o veículo que trafega. Além de mostrar que, tanto o veículo quanto a documentação estão em dia, mostra que o veículo passou uma inspeção no Detran. 

Sem esse documento e se parado em uma blitz, a possibilidade de ser multado é grande. A multa é considerada grave, assim como trafegar com o IPVA atrasado. Em alguns casos, o veículo pode até mesmo ser retido. Saiba mais sobre IPVA clicando aqui!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2.981 votos, média: 4,50 de 5)
Loading...

6 Comments

  1. Ana Lis Boaventura
  2. Lourenço Lemes
  3. Bryan Moraes
  4. Maria Cecília Amarante
  5. Marcos de Carvalho
  6. Raul de Godoi

Leave a Reply