Detran GO – Como Realizar Vistoria, multas, habilitação e telefone.

A mobilidade urbana é uma das áreas que mais causa impacto no dia a dia da população de Goiânia, pois possui atualmente 1.126.748 veículos registrados. Dessa maneira, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás, ou seja, o Detran GO, tenta viabilizar e melhorar a recepção de informações.

O sistema online, além do site oficial, possui um aplicativo, que auxilia os condutores da região para o esclarecimento de dúvidas. Nessas duas ferramentas tecnológicas, é possível encontrar informações sobre a vistoria de veículos, multas, habilitação, e claro, o telefone e endereço para atendimento presencial.

Vistoria e Licenciamento

Ao comprar ou vender um veículo, é necessário pagar várias taxas e levar o carro até a unidade do Detran GO, para passar pela vistoria veicular obrigatória. Nesse processo, o vistoriador deve verificar as condições do veículo, isso inclui toda a parte mecânica como emissão de gases, freios dianteiros e traseiros, como também a parte elétrica: faróis, lanternas, limpadores e outros.

Detran GO

Para isso é preciso agendar a vistoria do veículo previamente, e pode ser feita pelo site oficial ou pelo aplicativo. Basta ir na aba intitulada ‘veículos’ e ‘agendamento de vistoria’. O condutor será redimensionado para outra página, deverá selecionar o tipo de vistoria e ter o número do RENAVAM e a placa do veículo.

Consulta de Multas

O condutor deve sempre estar atento quanto as atualizações de multas, já que recentemente algumas passaram de graves para gravíssimas, para que não venham a perder a carteira por descuidos simples ou desatualização das regras. Portanto, devem estar sempre bem informados.

O Detran GO, disponibiliza em seu sistema online a lista de multas, com a descrição da infração e a gravidade de cada uma, além de informar o valor de cada infração. O acesso dessa lista é fácil e rápido, o condutor só precisa entrar no site e na aba ‘veículos’ ir em ‘informações sobre multas’.

Carteira Nacional de Habilitação – CNH

Detran GO MultasTirar a primeira habilitação sempre deixa as pessoas nervosas e ansiosas, mas é um procedimento simples e que pode também ser iniciado online. O Detran Go, possui em seu site vários serviços para facilitar os processos que envolvem a CNH, e um deles é o pré-cadastro para a primeira habilitação.

Na aba ‘CNH’, o condutor e futuro habilitado, poderão encontrar informações referentes a primeira habilitação, solicitar a 2ª via da CNH, consultar o andamento, permissão internacional para dirigir, transferência de pontuação, realizar o agendamento do exame teórico, e verificar o resultado da prova eletrônica.

Telefone Para Atendimento

Se o condutor não conseguir ter acesso ao site e ao aplicativo do Detran Go, poderá ir à unidade física, que está localizado na avenida Eng. Atílio Correia Lima, número 1875, em Goiânia, ou então entrar em contato pelos telefones que estão a disposição no site oficial do Detran do estado de Goiânia.

A informação que os motoristas requerem está bem disposta digitalmente, através do sites oficiais do Detran, mas em um período de 07 de julho até o dia 28 de outubro, não deve haver movimentação de informação através dos mecanismos em redes sociais, em detrimento do período eleitoral.

Detran GO On

Esse é o nome, então conforme estava dito nos parágrafos acima, do aplicativo do Detran do estado de Goiás. Ele foi criado para incentivar os motoristas a manterem contato com a cede do Detran do seu estado, e estar a par de todas as informações essenciais.

Através do aplicativo do Detran, o condutor pode conferir a pontuação da sua carteira de habilitação, além de todos os dados que constam a respeito do veículo e poder sanar as dúvidas a respeito de transações como a transferência de posse de veículo ou de estado, etc.

Biometria e Cadastro Biométrico

Há dois anos atrás, o departamento de transito de Goiás adotou para seu funcionamento o sistema de cadastro biométrico. Esse sistema resgata os dados de cada motorista sem a necessidade de comprovação de identidade, somente apresentação biométrica da digital.

Esse sistema auxiliou o setor a economizar tempo e dinheiro, facilitando a vida dos condutores e também dos servidores do departamento de transito, assim como em outros tantos setores do estado.O cadastro biométrico é o sistema que tem sido utilizado pelos setores governamentais para evitar a perda de documentos. Uma vez que o cadastro biométrico é realizado, não é mais necessária a comprovação de documentos.

Consulta de Pontos

O sistema de pontos vem ajudando o departamento de trânsito do estado de Goiás a manter a ordem entre motoristas e pedestres, com o auxílio das legislações que regem o trânsito municipal, estadual e federal. Para fazer a consulta, é simples.

Primeiro, você deve acessar o site oficial do Detran GO  e em seguida, procurar pela aba que diz “pesquisa” e digitar “pontos”. Irá aparecer abaixo, na mesma tela, a sentença “consulte sua pontuação”, clique nela. A tela irá fornecer orientações com as quais você deve concordar, confirmar. Em seguida informe seu número de CNH.

DPVAT e IPVA de Goiás

O DPVAT é um seguro obrigatório que realiza as indenizações às pessoas que sofrem acidentes e se tornam vítimas de trânsito. O direito a indenização só ocorre mediante o pagamento em dia do seguro, pagamento esse que é realizado anualmente concomitante ao IPVA e a outros valores relativos ao veículo.

Uma das legalidades mais importantes para garantir que exista um transito mais seguro é o pagamento dos impostos, que gera renda maior para as reformas das estradas e garante a seguridade de quem está na estrada sempre e está em risco constante de acidente.

Quer saber mais sobre o IPVA de Goiás? Clique aqui!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3.034 votos, média: 4,90 de 5)
Loading...

7 Comments

  1. Alana de Noronha
  2. Lorenzo Portela
  3. Diego de Oliveira
  4. Rafaela Pedroso
  5. Otávio Nunes
  6. João Miguel Campos
  7. João Miguel da Madureira

Leave a Reply