Detran PI – Veja Como Fazer a Consulta de IPVA e de Multas!

Agora que você possui a habilitação, precisa saber também quando renovar, informações sobre a sua CNH, o IPVA do seu carro que deve ser pago corretamente, e claro, sobre as multas. Para isso, o site oficial do Detran PI, departamento de trânsito do Piauí, oferece esses serviços de forma rápida e fácil.

Detran PI é o órgão do estado responsável por fiscalizar, prezar e cuidar pelo cuidado das ruas, estradas e rodovias do estado do Piauí. Esse órgão, a partir dessa fiscalização, resolve as questões administrativas recorrentes as multas cometidas piauienses. 

Pelo site, é possível consultar a situação da sua CNH, veículos, IPVA e multas. Ali você poderá obter as informações necessárias sobre sua situação, sem sair de casa, apenas acessando pela internet, com mais praticidade e segurança.

Saiba como funciona a consulta

O Detran PI, oferece vários serviços online aos condutores do Piauí. O site disponibiliza de serviços para consulta de veículos, processos em andamentos, como anda a transferência de seu veículo, emissão de taxas, comunicação de venda, entre outros.

Detran Pi

Para ter acesso a esses serviços, basta você entrar no site oficial, e a página inicial mostrará tudo. Então é só você ver de qual serviço precisa, clicar em cima e será direcionado a outra página. Para consultas de veículos é necessário ter em mãos a placa do carro e número do RENAVAM, para os demais serviços você precisará de CPF, e o número dos protocolos.

Entenda os processos da CNH

Depois de ir em todas as aulas, passar nas provas, e estar com a sua CNH na mão, você deve ficar ligado para a data de renovação. Para esse e demais serviços, como renovação, transferência, segunda via e consulta da CNH, você pode entrar no site do Detran PI.

Ao acessar o site, basta entrar na aba ‘habilitação’, você será direcionado a outra página, com todas as informações necessárias. Desde como tirar a primeira habilitação, até em como pedir a permissão internacional para dirigir. A questão da documentação é básica, sendo composta, basicamente, por: 

  • Documento de identificação com foto (pode ser a carteira de trabalho);
  • Cadastro de Pessoa Único; 
  • Comprovante de Residência com CEP;
  • Comprovante de Estado Civil: pode ser certidão de nascimento (se solteiro) ou casamento. 

Saiba mais sobre o IPVA

Detran Pi CNHO imposto sobre a propriedade de veículos automotores, mais conhecido como IPVA, deve ser pago todo o ano e tem datas diferentes para cada veículo, pois depende do número final de cada placa. Dessa maneira, o Detran PI, oferece aos condutores o fácil acesso a essas informações.

Para ter acesso a data do pagamento, basta entrar no site e acessar a aba ‘veículos’. Você será direcionado a outra página com informações sobre primeiro emplacamento, licenciamento, taxas que devem ser pagas e uma tabela com a data correta em que o IPVA do seu carro deve ser pago, de acordo com a placa.

Para saber mais sobre o IPVA PI, clique aqui!

Multas no Site Oficial

Outro problema que aflige os recém habilitados é as multas e infrações de trânsito. Para isso, e para sanar todas as dúvidas possíveis o Detran PI, traz muitas informações sobre em seu site. Explicações sobre as infrações, penalidades, notificações, como apresentar recurso e a pontuação.

Dessa forma, você pode consultar as infrações no Estado do Piauí pelo site. É necessário digitar a placa e o número do RENAVAM do veículo na área de consulta da página inicial do site. E para obter demais informações, clicar na aba ‘infrações’.

Sobre as Greves do Detran PI

Os funcionários estaduais de muitos estados do Brasil tem sofrido com a falta de recursos ou com a administração inadequada dos governantes e das pessoas que detém o poder e estão a frente de muitas seções estaduais, como o próprio Detran.

Por conta disso, nos últimos anos e nos últimos meses, tem ocorrido frequentes manifestações dos funcionários das mais diversas áreas, inclusive do departamento de trânsito. As manifestações não devem interferir, uma vez que o governo do PI tome uma posição positiva quanto à situação.

Licenciamento Atrasado

A inadimplência no Brasil é um dos fatores mais reais da economia pessoal. Maior parte dos brasileiros tem contas em atraso, já teve algum cartão bloqueado. Dessa forma, várias outras seções da documentação podem também atrasar, como o título de eleitor ou o licenciamento.

O licenciamento é importante para transitar sim! Mas é importante também ressaltar que o licenciamento atrasado só impede o motorista de transitar quando passa de 30 dias de atraso. Até que complete trinta dias, há tolerância para quem está sem o licenciamento.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.342 votos, média: 4,90 de 5)
Loading...

7 Comments

  1. Alexander dos Reis
  2. Sabrina Magal
  3. Kelvin Negrão
  4. Ivan Serpa
  5. Gabrielly Góes
  6. Heitor Rabelo
  7. Santiago de Paula

Leave a Reply