Detran RN – Tire Todas as Suas Dúvidas Sobre Consultas e Multas!

O Detran RN, departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte, tem como principal objetivo manter em segurança os condutores, e para isso cada departamento tem regras para o bom convívio de todos, além de oferecer alguns benefícios também. Por isso o site oficial é uma ferramenta muito útil para os condutores, e proprietários de veículos.

No site oficial é possível encontrar informações sobre a CNH, em como tirar a primeira habilitação, verificar as multas existentes e suas taxas, além de fazer consultas sobre os veículos, e impostos a serem pagos.

Emissão de CNH e Licenciamento – Detran RN

Para a primeira habilitação o Detran RN não permite que o início do processo seja feito online, mas o site é completo quanto a informações para tirar a CNH, renovação, adição de categoria, mudança de categoria, transferência e para conseguir também a permissão internacional para dirigir.Detran RN

É bem simples ter acesso a essas informações. O condutor só precisa acessar o site, ir na aba ‘serviços’, entrar em ‘habilitação para condutores’, e todas as informações e passos necessários a serem feitos estarão disponíveis para verificação.

Além do processo para a emissão da carteira de Habilitação, os condutores que retiraram a carta de motorista depois de março de 2017, receberam uma nova versão do documento, contendo uma QR Code, que fornece uma liberação da habilitação em meio digital. 

Isso quer dizer que todas as informações de condução do motorista e da posse do veículo estão a disposição em forma de aplicativo. Basta baixar o aplicativo chamado CNH DIGITAL na App Store. Não é necessário acessar a internet para visualizar o documento.

Valores das Multas

Muitos condutores procuram saber mais sobre as infrações que são cometidas no trânsito, suas penalidades e os valores correspondentes a cada uma, e a Plataforma digital do Detran RN disponibiliza aos condutores essas informações de forma rápida e segura.

O acesso a consulta das multas e infrações pode ser feita pela aba ‘informações’ e depois ‘infrações’. Ao entrar, o site te direcionará a outra página. Nessa página, o condutor deverá preencher os espaços requeridos para receber as informações que deseja.

Sistema de Pontuação

Detran RN Multas

O sistema de pontos na Carteira de Habilitação funciona para manter em ordem o trânsito nas rodovias e nas cidades dentro do Brasil. Os pontos são parte de uma tabela que indica a gravidade da infração, quando atingida a pontuação máxima, o motorista pode perder a licença.

Além da licença de direção, o motorista também recebe uma multa para cada infração, que combina com a quantidade de pontos recebidos, e pode variar de acordo com a tabela que está disponível na internet (clique aqui para conferir).

Implicações do IPVA Atrasado e 2ª Via

O IPVA atrasado não pode bloquear o motorista, nem por si, resulta em multas ao condutor, além de que o valor sobre o IPVA ganha 0.3% de juro por dia mediante ao atraso, podendo chegar a 20%, o condutor tem o licenciamento do veículo retido, isso sim pode ocasionar multa. Durante o período de um mês, fica liberado ao motorista o transito pelas vias do município, sem possuir o pagamento do IPVA. Ultrapassando o prazo de tolerância, o veículo ficará retido pelo departamento de trânsito.

A multa para o condutor que não tem em mãos a comprovação de seu licenciamento é uma falta de trânsito considerada gravíssima mediante os parâmetros do Detran. Essa multa pode chegar quase a R$ 300,00, considerado um valor alto para multas de trânsito. Quer saber mais sobre o IPVA do Detran RN? Confira aqui!

Consultar no Site

Outras ferramentas disponíveis e a de consulta de boletos, veículos e pessoas podem ser efetuadas através do site oficial do departamento de transito do estado do Rio Grande do Norte. Nessas consultas, o condutor pode visualizar como está o andamento do seu processo, emitir boletos, e também verificar informações sobre os veículos e multas.

Para ter acesso às informações do veículo, o condutor precisa ter em mãos os documentos do veículo, com placa e número do RENAVAM. E para ver o processo de emissão de boletos e de habilitação, é necessário o CPF ou CNPJ, e se já possuir a CNH, é obrigatório informar o número registro da habilitação

Para aqueles que estão sem tempo para procurar uma cede do Detran e esperar em uma fila de senhas para sanar as dúvidas a respeito d seu veículo ou das condições de sua carteira de habilitação, também há, além do site e da consulta pessoal, o aplicativo do Detran RN.

Contato e Via Direta

Além de obter informações sobre os veículos e documentos, caso o condutor ainda tenha dúvidas, poderá acessar o serviço ‘fale conosco’ para sanar qualquer informação que o site não disponibiliza. No entanto, agora o Detran RN, tem uma nova central em Natal, no shopping Via direta, localizado na avenida Sen. Salgado Filho, número 2233, e também pode ser contatado pelo telefone (84) 3232-7575.

Outra forma de estar sempre em contato com esse setor, é através do aplicativo do Departamento de Transito do Rio Grande do Norte, que oferece através de um menu de navegação, as informações mais importantes para os condutores que possuem veículos automotores.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1.256 votos, média: 4,60 de 5)
Loading...

11 Comments

  1. Sophi do Nascimento
  2. João Miguel Brião
  3. Ricardo Macedo
  4. Vinicios da Aldeia
  5. Maria Júlia Vinhedo
  6. Amanda Gentil
  7. Joaquim Caseira
  8. Ísis Rios
  9. Ricardo Chaves
  10. Anderson Paes
  11. Eduardo Souto

Leave a Reply