Multa Por Falar no Telefone – Saiba Tudo Sobre!【Leia aqui】

MULTA POR FALAR NO CELULAR Sabemos que, muitas vezes, as multas de trânsito nos pegam desapercebidos. É facilmente comparado com a manutenção automotiva. A manutenção preventiva é muito mais rápida e mais barata que uma manutenção corretiva. Cabe ao motorista ficar atento às multas para não as infringir. Hoje, estaremos tratando sobre a multa 763-3.

O DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito, juntamente com o CTB – Código de Trânsito Brasileiro instituíram, a partir de 2016, uma série de aumento no valor recorrente às multas. Muitos as chamaram de “Nova Lei do Trânsito”.

O que é?

Vale lembrar que as multas são classificadas, de acordo com o CTB, em quatro categorias: leves, médias, graves e gravíssimas. Cada uma tem um valor correspondente. Todas sofreram um aumento de, no mínimo, 50% no seu valor. E, no caso das multas gravíssimas, ainda é possível ser aplicado um fator multiplicador, deixando a multa mais alta.

A multa 763-3 é dividida em dois desdobramentos. O desdobramento 1 significa dirigir veículo segurando telefone celular. E, o 2, significa dirigir veículo manuseando telefone celular. Sendo considerado o condutor como infrator.

Multa por usar o celular

Os órgãos competentes para fiscalização são estaduais, municipais e rodoviários. Sabemos que o uso do celular é praticamente vital hoje em dia. Mas, para isso, existem artifícios. No caso do carro, existem rádios com conectividade bluetooth e, ou, funções de “não perturbe” que devem ser ativadas visando uma condução mais segura.

A natureza da multa 763-3 é gravíssima, com 7 pontos na carteira. Lembrando que, o condutor que somar 20 pontos ou mais na sua carteira de habilitação em 12 meses, perde o direito de dirigir, segundo o artigo 261 do CTB.

MULTA POR CELULAR MULTA POR CELULAR

A multa é Gravíssima?

Como já comentado, a multa é considerada gravíssima. Acarreta uma série de problemas ao condutor. Além da multa, a possibilidade de perda de sua CNH é grande. E, depois da suspensão de CNH, o condutor deverá se dirigir ao CFC – Centro de Formação de Condutores, e realizar um curso de reciclagem.

Outro fator a ser comentando é que, mesmo com o veículo parado no sinal vermelho, é vetado ao condutor o uso do celular. Mesmo com o veículo parado, o sinal logo irá ficar verde e, possivelmente, esse condutor irá atrapalhar o fluxo, como comentou o coordenador do CTB em uma entrevista.

Valor da multa

O valor da multa 763 tem como amparo legal o artigo 252, com parágrafo único. Considerando a natureza gravíssima, com 7 pontos, o valor é de R$293,47. Caso o condutor trafegue manuseando o celular e com apenas uma das mãos no volante.

É claro que esse valor ainda podes sofrer multiplicação e às vezes, quadruplicar de valor. O mais correto é a prevenção. A instalação de rádios com possibilidade de conectividade é o mais indicado. Pois, desse modo, o condutor não precisará retirar suas mãos do volante e nem pegar no aparelho celular.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhuma avaliação)
Loading...

Leave a Reply