Renach – Saiba Quais são as Funções e Como Consultar Aqui!

RenachTirar a Carteira de Habilitação é o sonho de muitos jovens assim que completam 18 anos. Com o passar dos anos, informações têm mudado, principalmente no setor de segurança e armazenamento de dados do condutor. O Renach, concebido através da Resolução número 765, do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito.

Inicialmente, o Renach era previsto desde o decreto de 1963, mas, só em 1993, foi disciplinado. Com o passar do tempo, havia uma necessidade de apurar as informações sobre o fluxo e questões administrativas relacionadas ao trânsito e os próprios condutores dos estados. O Renach surgiu para isso.

Qual o Significado de Renach?

O Renach – Registro Nacional de Carteira de Habilitação é um enorme banco de dados capaz de reunir Significado em um só, todos os Departamentos de Trânsito Estaduais (Detran). As informações contidas nesse banco de dados são referentes aos condutores habilitados.

Funciona como uma espécie de checklist, contendo todas as informações e ações no trânsito. Multas, penalidades, suspensões e adição ou mudança de categoria. Também inclui a questão de transferência e mudança de residência.

Como Faço Para Consultar?

Fazer a consulta do RENACH é uma tarefa comum nos dias atuais. De fácil localização, na lateral da CNH e, em alguns estados, o número do Renach fica do lado do “número do registro”. O condutor já recebe esse número antes mesmo de tirar, de fato, sua habilitação.

Ainda, decorrente dessa consulta, informações como a situação da habilitação, pontuação, multas e informações gerais do condutor serão exibidas. Um grande ponto a destacar é que nem todos os tados utilizam o Renach para consulta. Alguns utilizam o “número de registro”, citado acima; para verificação de seu estado, consulte o site do Detran.

O que é e Onde Encontrar na CNH

Como mencionado, é um número contido na carteira de habilitação que está ligado a um grande banco de dados com todas as informações do condutor até então. Controla também a PID – Permissão Internacional para Dirigir.

Ainda possui, nesse banco de dados, uma arquitetura de computadores distribuída e ligada aos órgãos do Denatran – Departamento Nacional de Trânsito e Detran. Vale a verificação junto ao Centro de Formação de Condutores mais próximo para obter mais informações.O que é Renach

Para que serve e Principais Funções 

De forma rápida e clara: “registra” toda a vida do condutor. Desde ainda quando candidato até a habilitação de fato. Confira a sua CNH e fique atento a esse número. Reforçando sua localização: abaixo da “data de emissão”, no canto inferior direito. Cabe ao motorista o conhecimento de seus direitos no trânsito para que, quando solicitado, seja ágil e esperto.

 Quais as Informações sobre a Carteira de Habilitação?

Desde a obtenção da documentação no CFC, o candidato já possuirá um número de Renach,

Carteira de Habilitação Renach vigente pelo artigo 140, com parágrafo único do Código de Trânsito Brasileiro. “As informações do candidato à habilitação serão cadastradas no Renach”.

Determinado pelo artigo 147, para o candidato conseguir a habilitação de fato, deve passar por uma série de exames, também registrados no Renach. Sendo eles: exame psicológico e médico (exames com psicólogos e oftalmologistas), exame teóricos abrangendo conteúdos como legislação de trânsito, multas e noções de mecânica básica e o tão temido teste prático com cotidianas enfrentadas pelos motoristas habilitados.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Leave a Reply